quinta-feira, 6 de maio de 2010

Café "extra-biológico"

Farta de lamuriar, com pouco tempo, muito desgaste e, palavra de honra, sem ponta de inspiração, deixei de aqui pingar tinta… Mas hoje… apeteceu-me mesmo! Já deixei muitos vícios para trás. Palavra! Quem me conhece sabe que sim, sabe o que me custou e sabe que consegui. Fora essas duas grandes vitórias, há um vício, supostamente dos mais fáceis de largar, que eu não consigo afastar: o café! Pois é… o café. Não sei se é mais pelo sabor (no verdadeiro sentido da palavra, porque eu nem se quer coloco açúcar, pelo simples prazer do autêntico paladar a café), se é pelo aroma.. se pelo vício… mas a hora do café é algo que não abdico. E fico ansiosa se não cumpro. Então, estava eu em mais um dos meus momentos de cafeína, com colegas de trabalho e camaradas da chávena, quando um deles, a título de curiosidade, informou que o café mais caro do mundo é produzido através de excrementos de um bicho “comedor” de grãos de café… Imaginem a minha figura: capturei instintivamente o líquido na boca sem o deixar descer para a garganta e, sem conseguir evitar um escorrido castanho, babei um grunhido: “desculpe?!”. Assim é. Ora, o "Kopi Luwak" é, segundo o site do "Mundo Internacional Lusófono", o café mais caro do mundo e é, de acordo com o que apuram, realizado com os excrementos do Luwak, um bicho parecido com uma doninha e que come os grãos.. por hobbie, acho eu. O produto fermenta levemente no estômago do animal asiático e depois é expelido, conseguindo-se, assim, um trago achocolatado no café... Como é fácil de perceber o motivo, só se consegue cerca de 100kg de produção por mês, o que, juntando ao facto de ser achocolatado, faz dele o café mais caro do mundo. "Kopi" é a palavra indonésia para café e "Luwak" é o nome do bicho escravizado pelo meu vício. Continuo a gostar de café, mas acho que passo esta experiência. Apesar disso, desmistifiquei logo o horror que senti, quando consultei o site e apreciei (com deleite) o logotipo de marketing da "coisa". Acho que vale a pena o pulo por este site, só pela imagem de marca: http://movv.org/2006/08/29/kopi-luwak-o-cafe-mais-caro-do-mundo-e-retirado-da-merda-de-um-bicho/

1 comentário: